A sua relação com Deus!

Adenáuer Novaes • 13 de junho de 2021

A sua relação com Deus!

No post anterior, trouxemos o tema "Deus e a ideia de Deus".
Que tal agora, parar um pouco pra pensar na sua relação com o Criador? Como você se relaciona com o divino? 
Você sente Deus? "Para sentir Deus é preciso desconstruir toda e qualquer concepção a respeito de Sua natureza e de como funciona a Vida"!

A lógica racional não tem sido suficiente para resolver o paradoxo nem para levar o ser humano a um entendimento menos incomodativo a respeito de Deus. Ao mesmo tempo em que causa um incômodo filosófico, traz alívio aos temores psicológicos humanos. É necessário buscar outra forma, além da reflexão racional, que leve o Espírito a sentir Deus. O sentimento da existência de Deus extrapola os limites da razão, pois pertence a uma dimensão que vai além do racional e que não exige qualquer lógica ou fé. Simplesmente acontece um sentir especial.

Para sentir Deus é preciso desconstruir toda e qualquer concepção a respeito de Sua natureza e de como funciona a Vida. Portanto, é preciso esvaziar a mente de qualquer conceito ou ideia a Seu respeito. Esta desconstrução é suportada pela íntima certeza de que há algo que inconscientemente a conduz. Não é uma decisão racional ou uma intenção que possui ritos ou sacrifícios exteriores a serem obedecidos para receber uma graça. Trata-se de um sentimento diferente dos demais pela não concepção do objeto sobre o qual se destina. Sentir Deus é um estado psíquico, não é um conceito nem uma crença.

Indefinido em si, o sentimento não se assemelha ao que se tem a alguém nem aos que provocam saudade, ansiedade ou medo de perda, pois se trata de permanente sensação da presença divina integrada a si mesmo. Trata-se, portanto, de algo que acontece na mente que a flexibiliza, que a capacita a alcançar outras dimensões existenciais e que lhe concede o estado de transcendência. Requer desapego e entrega, intencionalidade para com a Vida, com o intuito de compreender seus desígnios e de uma consistente e intensa disposição para o viver.

O sentimento da permanente conexão com Deus produz incomensurável satisfação de bem-estar interior, de segurança interna que acolhe tudo quanto a Vida oferece ao Espírito e não provoca julgamentos morais sobre o comportamento do outro. Esta disposição se traduz no trabalho constante de favorecer, nas experiências pessoais, no bem comum, no desenvolvimento coletivo, na colaboração com o fluxo natural da vida, no trato adequado com a complexidade crescente do viver e na integração do máximo possível de habilidades.

Quando nada se concebe a respeito de Deus, quando nada d’Ele se espera, quando se decide sentir a vida, quando se decide viver com simplicidade, quando se constrói uma religião pessoal fundamentada na consciência da imortalidade e na certeza de que há uma íntima conexão com o Criador, o processo de sentir se torna possível.

Para saber mais sobre este e demais assuntos tratados por Adenáuer Novaes, veja as obras publicadas pelo autor. Este conteúdo foi extraído do livro: O Voo do Espírito.
Por Adenáuer Novaes 30 de abril de 2025
Autodeterminação
Por Adenáuer Novaes 23 de abril de 2025
Causa sem Efeito
Por Adenáuer Novaes 11 de abril de 2025
Integração de Habilidades
Mais Posts