Psicologia do Espírito

PSICOLOGIA DO ESPÍRITO

O QUE É A PSICOLOGIA DO ESPÍRITO?

É a Psicologia pura, direta e originária, considerando que parte do princípio e da origem do sujeito como sendo um Espírito, que é seu objeto de estudo, visto em uma perspectiva plena, como um ser em movimento constante e como essencialmente imortal. Trata o ser humano como uma pessoa, um Espírito que evolui pela aquisição de habilidades e que não está limitado ao tempo de vida útil de uma personalidade forjada em um corpo físico e considera seu retorno a uma nova condição material. A Psicologia do Espírito extrapola os limites convencionais da vida orgânica, situando o ser humano além do tempo e do espaço da dimensão material. Seu alcance vai além de fronteiras doutrinárias, de convenções religiosas ou da fé, pois lida com realidades que não dependem das interpretações consagradas nem pela cultura nem pelas escolas da Psicologia.

A Psicologia do Espírito é o estudo do Espírito como individualidade, essência divina, independentemente de qualquer implemento material que utilize para se manifestar, visto nas suas relações com o meio ou a realidade. O Espírito é a individualidade que evolui nas relações que estabelece com o Universo, nas experiências que vivencia em busca de sua identidade e nas livres escolhas que faz. Por serem dados da realidade existencial humana, o objeto de estudo da Psicologia do Espírito inclui os conceitos de evolução, de reencarnação, de mediunidade, de perispírito, bem como de tudo que diz respeito à vida espiritual e de suas relações com outras dimensões. Porém não são tratados como artigo de fé, nem considerados a priori nas manifestações comportamentais do indivíduo, cujas causas vão além destes fatores.

QUAIS OS PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA DO ESPÍRITO?

Para uma compreensão mais detalhada da Psicologia do Espírito, alguns princípios são adotados, sobretudo a totalidade de como o sujeito é considerado na prática clínica. Nos princípios da Psicologia do Espírito estão incluídas algumas considerações sobre a natureza humana, sobre cosmogonia e sobre princípios filosóficos básicos para uma boa convivência. Todos eles são simultaneamente considerados, sem exclusão de qualquer deles por considerações particulares ou discriminatórias:

  1. O ser humano é uma individualidade imortal;
  2. O Espírito molda a realidade;
  3. O movimento e a vibração das coisas são permanentes;
  4. O Universo pertence ao Espírito;
  5. A consciência de si como uma singularidade;
  6. A necessidade de conectividade movimenta o Espírito;
  7. Religião é uma atitude imperativa da mente humana;
  8. O Criador e a ideia de Deus;
  9. Relações interpessoais e intenções conscientes;
  10. O corpo humano é uma provisória extensão da mente;
  11. Reencarnação e nível de evolução;
  12. Os ciclos da vida no corpo físico;
  13. A culpa, a redenção e a autopunição;
  14. O desejo é a energia que impulsiona o ser humano;
  15. A realização pessoal se dá pelo trabalho;
  16. Ética de valorização do bem-estar pessoal e coletivo;
Share by: