Viver como Espírito

Adenáuer Novaes • 25 de setembro de 2022

Viver como Espírito

Em quais circunstâncias de sua vida você se vê vivendo como Espírito? Para você, como é Viver como Espírito?

Adenáuer traz em seu novo livro, um conteúdo rico, leve e bastante interessante acerca do tema. Veja uma ideia do que traz a obra.


Viver como Espírito é entregar-se ao direcionamento de seu senhor, portanto, do próprio Espírito, reconhecendo que há uma personalidade em si mesmo, maior que o Personagem e sua Consciência. O meio, a sociedade e todas as contingências da vida humana formam uma névoa que dificulta a percepção, pelo Personagem, do Espírito, que tenta conduzir sua evolução. A rigor, o Personagem é o Espírito, porém ele apresenta inúmeras limitações de manifestação, por conta das características adquiridas na construção da personalidade desde a gestação no útero materno. A hereditariedade, a infância, as relações sociais e o pensamento coletivo dominante interferem dificultando o pleno domínio do Espírito sobre a personalidade do Personagem que foi sendo construída. Porém é possível dissolver algumas influências para que o Personagem consiga viver como Espírito.


O pensamento dominante ainda se encontra em um horizonte nebuloso, fictício, talvez. Difícil a percepção de ser um Espírito imortal. O ser humano ainda é uma narrativa externa a respeito de si mesmo. Guia-se pelo dito, descrito e revelado pelo imaginário popular. Ainda não vê a si mesmo nem tem uma concepção exclusiva sobre o íntimo do seu ser. Vale-se do estereótipo cunhado pela concepção fundada no comportamento manifesto e socialmente validado. Enxerga-se do mesmo modo como o faz frente ao espelho. Acredita que a imagem refletida é ele mesmo. Não se legitima senão indiretamente e ao sabor das qualidades do espelho. O Espírito, por seu Personagem, tem dificuldade em se enxergar.


Urge um olhar direto, indefectível e absoluto de si mesmo. O espelho foi e sempre será útil. Os limites naturais de sua lisa superfície são representações da insipiência do olhar. O viés é fortalecido pela  necessidade de pertencimento a tudo quanto valida sua identidade coletiva. Ser humano implica pertencer à Humanidade, condição inalienável, que não será perdida quando a percepção de si mesmo for direta, sem espelhamento comparativo. Ver-se como Espírito é imperativo evolutivo. Não há possibilidade de orfandade, pois as relações estabelecidas após enxergar a si mesmo incluirão uma outra categoria de indivíduos que já alcançaram a mesma proeza.


Exigir esse olhar exclusivo vai além de perceber o que não é revelado e que se encontra cuidadosamente escondido. Trata-se de destituir-se de protocolos lógicos do pensar, que terminam por conduzir a percepção para o normal ou o que se conhece de si mesmo. Quando o pensar é paradigma da análise, corre-se o risco da exclusão do sentir e do intuir. Olhar fora do paradigma psiquicamente dominante requer reflexão profunda e, de certa maneira, transcendência. Não pensar de modo costumeiro é quase admitir suspensão da consciência de si, o que assusta os mais apressados, afeitos a fórmulas prontas para obtenção de uma certa salvação imediata, acreditando, assim, estarem afastados de ameaça a seu equilíbrio psíquico.


O Eu olhar para si mesmo requer a percepção do Espírito sobre seu Personagem sem julgamentos, valoração ou condescendência, mas com a vontade de compreender os mistérios do existir humano. De qualquer forma, ainda será uma percepção naturalmente enviesada, mesmo que traga algo novo, transcendente e atualizador da identidade de si mesmo. Quando essa percepção se instalar na Consciência, haverá um renascimento, pois o Espírito cooptará seu Personagem, sendo-lhe grato e assumindo total responsabilidade pelo viver.


Para saber mais sobre este e demais assuntos tratados por Adenáuer Novaes, veja as obras publicadas pelo autor. Este conteúdo foi extraído do livro: Viver como Espírito.

Por Adenáuer Novaes 30 de abril de 2025
Autodeterminação
Por Adenáuer Novaes 23 de abril de 2025
Causa sem Efeito
Por Adenáuer Novaes 11 de abril de 2025
Integração de Habilidades
Mais Posts