Dimensões da Vida e Desenvolvimento Pessoal – Parte V

Adenáuer Novaes • 28 de novembro de 2021

Dimensões da Vida: Criativa - Artística

Convidamos você a, após a leitura deste post, parar um pouco, deixar fluir livremente seus pensamentos e ver como estão as dimensões artística e criativa em sua Vida. Onde e como você tem deixado a sua marca, a sua singularidade? Vamos à leitura:

Na dimensão artística, situa-se tudo que leva o ser humano à arte em geral. Ter sensibilidade artística em qualquer de seus campos faz parte do progresso do Espírito. Não cultivar a arte, incluindo a música, a poesia, a pintura, o teatro, o cinema, a dança, a escultura, o canto, o artesanato, bem como outras manifestações culturais em torno da estética e do belo, prejudica o sentir a Natureza de uma forma mais próxima de Deus. A vida deve ter um mínimo de musicalidade, isto é, de arte que eleve a alma. Fazer uma poesia, aprender a tocar um instrumento musical, assistir ao teatro, ir ao cinema e admirar uma obra de arte em geral são atitudes de quem deseja penetrar no universo estético da alma. Estar resolvido nesta dimensão é ter a sensibilidade mínima para perceber, na Natureza, o quanto a arte se manifesta em abundância, bem como respeitar a capacidade artística daqueles que se utilizam dessa forma de comunicação para expressar as maravilhas de Deus. Todos são capazes de revelar seus dons artísticos, bastando que se disponham a começar.

Na dimensão criativa, inclui-se a capacidade de estabelecer uma identidade pessoal naquilo que se faz. Criar significa imprimir uma forma singular de fazer e sentir as coisas da Vida. Todos podem encontrar formas pessoais de fazer as coisas sem exagerar, pelo desejo exclusivo de ser apenas diferente dos outros. Criar algo significa buscar o melhor que possa ser feito. É também saber encontrar as saídas para os complexos problemas da vida de uma maneira própria, usando a criatividade. Na dimensão criativa, deve-se buscar desenvolver a intuição como ferramenta poderosa, não só na solução de conflitos como também no próprio crescimento espiritual. Estar resolvido nesta dimensão é buscar cada vez mais estabelecer conexão profunda com sua essência divina interna, que, em nome de Deus, promove o encanto da Vida.

Esta é a penúltima postagem da série. Aguardo você na nossa última, onde falaremos das dimensões Psicológica, Religiosa e Espiritual. 

Para saber mais sobre este e demais assuntos tratados por Adenáuer Novaes, veja as obras publicadas pelo autor. Este conteúdo foi extraído do livro: Psicologia e Espiritualidade.
Por Adenáuer Novaes 30 de abril de 2025
Autodeterminação
Por Adenáuer Novaes 23 de abril de 2025
Causa sem Efeito
Por Adenáuer Novaes 11 de abril de 2025
Integração de Habilidades
Mais Posts